Precisa agendar serviços? Veja como entrar em contato pelo telefone Poupatempo 


O agendamento de serviços burocráticos pelo Poupatempo, como emissão e renovação de documentos, é um serviço disponibilizado pelo Estado de São Paulo para facilitar a vida dos cidadãos.

O cidadão que optar por fazer agendamento pelo telefone, pode entrar em contato pelos números abaixo:

☎️ Ligações de telefone fixo

(11) 4135-9700: Capital e Grande São Paulo

0300 847 1998: demais municípios do estado de SP

? Ligações de celular

(11) 4135-9700: todos os municípios do estado de SP

O atendimento telefônico é totalmente eletrônico, e funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana.





Outros canais de atendimento do Poupatempo

Os principais serviços de agendamento disponibilizados para o cidadão também podem ser feitos pela internet.

Tanto pelo Portal do Poupatempo, que pode ser acessado em qualquer dispositivo com acesso à internet, quanto pelo aplicativo SP Serviços, disponibilizado na App Store, para o sistema Apple, e na Play Store, para o Android.

Além disso, há ainda disponível o assistente virtual Poupinha, que facilita o processo de agendamento para o solicitante. Senão vejamos em detalhe como funciona cada um desses serviços.

Portal do Poupatempo

Para ter acesso aos serviços do site do Poupatempo, é preciso fazer um cadastro rápido, fornecendo dados pessoais como CPF, RG, nome, data de nascimento, endereço residencial, telefone residencial/celular/comercial (é obrigatório fornecer pelo menos um telefone) e e-mail.

Para finalizar o processo, é preciso ticar uma caixa declarando que as informações prestadas são verdadeiras, para evitar a incorrência em sanções penais.

Feito esse cadastro, o login no site poderá ser feito com o e-mail, CPF, RG ou número de telefone, bem como com a senha criada no ato do cadastro. 

Assistente virtual Poupinha

O atendente virtual disponibilizado pelo Poupatempo, alcunhado de Poupinha, é uma das maneiras mais engenhosas e eficientes de prestar atendimento aos cidadãos de São Paulo.

Com atendimento a mais de 180 mil pessoas em 72 unidades físicas, o Poupinha garante conforto ao solicitante e distribui a demanda de agendamentos de forma uniforme no decorrer do expediente, para não sobrecarregar nem deixar ociosos o sistema e os funcionários.

Essa nova tecnologia garante maior agilidade no atendimento ao cidadão. O Poupinha, quando de seu lançamento, foi recebido de forma muito positiva pela população.

Só nos primeiros 100 dias de atendimento, foram registradas mais de 8,5 milhões de mensagens ao Poupinha, o que equivale a cerca de 5 mil atendimentos por dia.

A iniciativa surgiu graças ao Pitch Gov SP, uma convocação feita em 2015 de empresas da área tecnológica para aprimorar os serviços burocráticos, que acabou dando azo à parceria entre a Nama, start-up que concebeu e criou o Poupinha, e o governo do Estado de São Paulo.

O assistente virtual pode ser acessado por 3 vias distintas, a saber: o Portal do Poupatempo, o Messenger do Facebook (no caso de acesso por celular) e o próprio Facebook (no caso de acesso por computador).

Aplicativo SP Serviços

Há também o aplicativo do SP Serviços, que pode ser baixado na App Store, para o sistema operacional da Apple, ou na Play Store, para o sistema operacional Android.

O login e senha do SP Serviços é o mesmo utilizado no Portal do Poupatempo.

Caso o cidadão não tenha esse login, o cadastro pode ser feito de maneira rápida e fácil dentro do próprio aplicativo.

Uma das vantagens desse canal de atendimento é a localização por GPS dos celulares, o que facilita a seleção da unidade de atendimento mais próxima do solicitante para o agendamento do serviço requisitado.

Totens de autoatendimento do Poupatempo

Por fim, existe ainda o atendimento pelos totens automatizados disponibilizados pelo Poupatempo. Localizados em shoppings, supermercados e algumas estações de metrô, esses totens são equipamentos tecnológicos que facilitam o acesso à informação e a diversos serviços.